Quem sou eu

Minha foto
I teach English for a living. Fui bailarina clássica no século passado. Acho que fui escritora em outras vidas... Enjoy my blog!

domingo, 28 de março de 2010

Katita

Ontem foi aniversário de uma grande amiga minha, Kátia. Nos conhecemos há mais de 10 anos, nem sempre podemos nos encontrar, mas a amizade sempre se manteve sólida. Sabe aquela pessoa que sempre vibra com as nossas vitórias e sempre tem uma palavra consoladora e certeira nas horas ruins? Pois é assim que ela é. Parabéns, Katita. I love you.

domingo, 21 de março de 2010

Um sonho possível

Ontem vi, finalmente, o filme que deu o Oscar à Sandra Bullock. No original, chama-se "The blind side", uma referência às técnicas e estratégias do futebol americano. Baseado em fatos reais, o filme mostra como alguém que estaria fadado à desgraça pode ser salvo pela compaixão alheia. A personagem de Sandra é uma mulher rica que, um belo dia percebe que o novo "coleguinha" (um rapaz afro-americano muito alto e forte) dos filhos não tem onde dormir em uma noite gélida. Acolhe-o em sua casa e, a partir daí, ele passa a ser um novo membro do clã. Apoiado, o rapaz consegue superar suas dificuldades de aprendizado e é aceito em uma universidade com bolsa de atleta. Acaba virando uma estrela do futebol americano. Quantos jovens que vemos pelas metrópoles largados, maltrapilhos, cheirando cola, não poderiam ser alguém caso fossem acolhidos, educados e estimulados? Food for thought.

Comer, rezar, amar

Acabo de ler um best-seller maravilhoso, chamado (no original) "Eat, pray, love - one woman's search for everything across Italy, India and Indonesia". Trata-se da história de uma mulher recém-divorciada que resolve tirar um "ano sabático" viajando pelo mundo. Escolhe passar 4 meses em três lugares diferentes: Itália (onde se entrega ao prazer da boa mesa e aprimora a fluência no idioma), Índia (onde se isola num templo e passa seus dias meditando e comendo comida vegetariana) e, finalmente, Indonésia (onde busca o equilíbrio entre o prazer mundano e a ponte com o divino). A autora, Elizabeth Gilbert, é jornalista, o que torna o seu relato muito gostoso de ler, parece que estamos na varanda da casa dela ouvindo-a narrar suas desventuras. Recomendo. Mesmo.
P.S. Ao procurar a foto da capa do livro, descobri que ele será transformado em filme, estrelado por Julia Roberts. A conferir.

sábado, 13 de março de 2010

on cloud nine

Demorou, mas aconteceu! Finalmente realizei um grande desejo meu: virei funcionária pública federal! Estabilidade, aposentadoria integral, plano de carreira! E uma coisa fantástica que decorrerá disso tudo: as chances de negarem meu visto de turista serão praticamente nulas! Não é que este Ano do Tigre (meu signo no horóscopo chinês) está me saindo melhor que a encomenda?

segunda-feira, 8 de março de 2010

janelas da alma

Não é porque o filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, não. De qualquer forma, eu iria comentar sobre ele aqui. "O segredo dos seus olhos" é um filme imperdível. Para quem já havia assistido a "O filho da Noiva", de uma sensibilidade ímpar, somado ao fato de o protagonista também ser vivido pelo ótimo Ricardo Darín, a conferida no cinema tornava-se obrigatória. Vi no mesmo dia em que, mais tarde (de madrugada, para ser mais exata) ele seria premiado com a famosa estatueta. Intrigado com um caso de assassinato mal-resolvido, o personagem de Darín embarca numa viagem ao passado, confrontando os conceitos de justiça, verdade e o binômio certo/errado. Seu passeio no tempo acaba por trazer à tona seu grande amor platônico. Mistura de aventura, suspense, ação e pitadas certeiras de humor, esta co-produção argentina-espanhola é uma receita para uma grande sessão de cinema. Don't miss it!

sábado, 6 de março de 2010

home sweet home

Depois de uma semana árdua, em que trabalhei até no sábado, tentarei seguir o meu amado cachorro. Só não sei se conseguirei relaxar tanto quanto ele!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Feliz aniversário?

Dia 1º de março foi aniversário da fundação da cidade do Rio de Janeiro: 445 anos. Houve uma grande comemoração com direito a shows na Cidade de Deus (comunidade carente celebrizada mundialmente pelo filme que leva seu nome). Recentemente, foi "pacificada" através da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), uma excelente iniciativa do governo estadual para levar dignidade às pessoas de bem que precisam conviver diariamente com a triste realidade do tráfico de drogas dentro da sua comunidade. Dia 2: traficantes incendeiam ônibus em represália à prisão de um indivíduo pego com grandes quantidades de crack. Resultado: 13 feridos, 6 gravemente. Uma das vítimas teve mais de 50% de seu corpo queimado.
Comemorar o quê? Que triste aniversário. Até quando a Cidade Maravilhosa será capaz de manter seu epíteto? A pergunta não quer calar...