Quem sou eu

Minha foto
I teach English for a living. Fui bailarina clássica no século passado. Acho que fui escritora em outras vidas... Enjoy my blog!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

nem sei o que dizer...

O que dizer quando perdemos um ente querido? Como expressar em palavras a dor da saudade que não tem fim?
Melhor nem tentar. Prefiro agradecer aos amigos tão queridos que tanto carinho tem demonstrado nesses momentos de dor suprema.
É a eles que dedico este post. Obrigada, meus amigos. Nunca esquecerei da sua solidariedade. Que Deus os proteja sempre.
Que assim seja.

sábado, 13 de novembro de 2010

momento surreal

Depois de um post enaltecendo o ser humano, sinto informar que o que escrevo agora não é, infelizmente, sobre uma exceção, é sobre algo corriqueiro e assustador. Pois bem, estava eu indo trabalhar quando reparei que algo bizarro estava ocorrendo no ponto de ônibus. Uma gritaria estranha. Olhei pela janela e vi um mendigo travesti atirando terra em um dos passageiros. A cena, por si só já era surreal. Agora, fica pior: o motorista desceu do ônibus e foi atrás do travesti. Ao alcançá-lo, encheu o infeliz de socos e voltou para o ônibus, a tempo de fugir de uma agressão mais perigosa, já que o travesti, semi-nu pegara uma amostra de taco de porcelana de uma loja de construção e ameaçava jogá-lo contra o ônibus. Ao que tudo indica, o objeto não chegou a ser arremessado e a viagem prosseguiu, como se nada houvesse acontecido. Passado o susto, pensei desanimada: isso vai para o blog.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

fé na humanidade

Hoje, no caminho para o trabalho, fui surpreendida com uma ação muito louvável. Na linha vermelha, o motorista do ônibus em que eu estava notou um rapaz caído num canto da pista, provavelmente fora atropelado e ninguém o socorreu. Pois bem, o motorista parou o ônibus, pegou o rapaz no colo e o trouxe para dentro do ônibus. Partiu, então, buscando uma ambulância do SAMU. Não encontrando, ele parou próximo a uma cabine da polícia militar e explicou o caso. Novamente, o nosso herói carregou o rapaz no colo e o deixou entregue aos cuidados dos policiais. Definitivamente, uma cena que não presenciamos todos os dias e que acaba restaurando a minha fé na humanidade. Ao descer do ônibus, o motorista meio se desculpando (pois atrasara um pouco a viagem com o salvamento) ainda me disse: "eu não podia deixar ele lá". Eu apenas engoli em seco e disse que ele estava de parabéns.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Luiza, sempre ela

Desta vez eu não a vi pessoalmente. Meu pai e minha tia foram visitar a nossa mascote e tiraram muitos registros fotográficos da fofura. Mesmo correndo o risco de me tranformar numa
tia-coruja insuportável, eis aqui mais uma de suas fotos. Enjoy.

domingo, 24 de outubro de 2010

Life as we know it

Hoje fui ao cinema assistir a mais uma daquelas comédias românticas que são produzidas em série por Hollywood. A escolhida da vez foi "Juntos pelo acaso", estrelada pela eterna Dra. Izzie Stevens de Grey's Anatomy, Katherine Heigl e pelo super gato (até então desconhecido por mim) marido de Fergie do Black Eyed Peas, Josh Duhamel. A trama é a seguinte: ela é a melhor amiga de uma moça casada com o melhor amigo de um cara que ela (a personagem de Heigl) detesta. O casal morre em um acidente de carro e a filhinha de um ano deles é "herdada" pelos protagonistas. Needless to say, após encontros e desencontros, os dois acabam se acertando (afinal, comédias românticas demandam um happy end). O que acontece "in between" é que faz o filme valer o ingresso. As cenas dramáticas realmente emocionam, sem ficarem piegas. Valeu o meu domingo.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

um filmaço!

Fui ver Tropa de Elite 2 no sábado. O filme é, assim como o primeiro, um filmaço, não deixando nada a desejar às superproduções hollywoodianas. Prende a atenção do espectador do início ao fim. No primeiro filme, vimos o Capitão Nascimento "esculachar" os seus companheiros de farda na luta contra a marginalidade que controla o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Já no segundo, passados 10 anos desde os fatos mostrados no filme anterior, o agora Tenente-coronel Roberto Nascimento é transferido para o setor de segurança pública do estado e percebe, aos poucos, que a bandidagem está em todos os lugares. Sua missão é enfrentar as milícias (formadas por policiais e bombeiros que resolvem extorquir dinheiro das comunidades anteriormente à mercê dos bandidos "à paisana".) É, em suma, imperdível.

domingo, 3 de outubro de 2010

ser ou não ser

Hoje o meu xodó completou 7 aninhos. Passou voando. Graças a Deus ele está saudável, serelepe e com disposição para nos dar muitas alegrias ainda por vários anos.
Somente quem tem um pet sabe a dimensão do nosso amor por essas criaturas tão especiais. Viva o meu príncipe da Dinamarca. Hail, Hamlet!

sábado, 25 de setembro de 2010

vai deixar muita saudade

Ontem fui recebida no meu plantão na Casa que o amor construiu com uma notícia muito triste. Fiquei sabendo que o nosso grande colega Hebert havia falecido naquela manhã. Mesmo lutando contra um câncer que voltara após alguns anos, o nosso voluntário mais animado, brincalhão, alto astral conseguiu reunir forças para participar do McDia Feliz 2010. Seu comprometimento com a causa será para sempre inspiração valiosa para todos nós, que aqui ficamos, compartilhando uma saudade imensa e a certeza de que ele em breve estará acenando para nós ao lado das nossas crianças e adolescentes que também partiram, não sem antes tocar a nossa vida e ensinar que um sorriso e uma palavra amiga ou até mesmo um silêncio respeitoso diante da dor de quem enfrenta tratamentos e cirurgias muito agressivos podem fazer toda a diferença.
Isto não é um adeus. É um até breve, amigo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

no comments...

Já que quase ninguém lê esta #*#*~ de blog, ficarei muito à vontade para escrever o que me der na telha. Esta semana cheguei ao meu limite. Limite da paciência, da boa-educação, da gentileza (que acabo de descobrir, NÃO gera gentileza), enfim... Tô no maior bode. Estou desprovida de fé na humanidade, certa de que há (como diria uma amiga querida que anda sumida, a Claudinha) "um túnel no final da minha luz".
Vou parar por aqui, afinal, se tivesse dicas super "in" sobre as novas cores de esmaltes ou as novas tendências de moda ou qualquer outra futilidade dessas, possivelmente veria aumentar o número de acessos e de seguidores daqui. Quer saber? No comments!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ainda no sul...

Blumenau é uma cidade simpática. As pessoas são comunicativas e prestativas, mas o turismo de lá é, para dizer o mínimo, muito aquém do que se espera. Ok, eu fui por conta própria e all by myself, mas nas minhas viagens pregressas também fui assim e acabei tendo ofertas de passeios e city tours muito bacanas. Pareceu-me (por favor aceito correções) que a cidade só vive mesmo em função da Oktoberfest. Ou seja, se você é um alien como eu (que não come carne nem bebe), está frito, meu caro! Visitei o pavilhão onde ocorre a famosa festa e tirei foto do banheiro. Imagina só! Por breves instantes "bexigais" pude me sentir uma estrela em Hollywood!

adivinha onde?

Não pude resitir e tirei esta foto super brega. Passei o feriado da independência não na Big Apple (I wish!), mas no sul do Brasil. Fui conhecer Blumenau e dei uma passadinha em Brusque, onde avistei a famosa estátua, na entrada de uma megaloja que tem por lá. Fala sério! É muito surreal!

domingo, 15 de agosto de 2010

quem é vivo sempre aparece...

Sei que sumi. Mas, será que alguém notou? Acho que não. De qualquer forma, aí vão as explicações: estive muito busy lately. Só pra dar uma ideia de como tenho sido engolida pelo tempo, listo algumas das minhas mais recentes desventuras: ginecologista (com direito a papanicolau e encaminhamento para mamografia e ultrasom mamário - já realizados), oftalmologista (descobri que havia machucado a córnea direita, daí a vermelhidão que não passava com colírios comuns...), dentista, exame demissional, volta à academia (e mais dois exames para voltar a malhar). Na sexta-feira 13 fui arrancar um siso! Poderia haver algo mais macabro do que isso? Pois é! Além da TPM, dos alunos mal-educados, de regras estúpidas que cumprimos muito a contragosto... Ufa! Espero estar mais positiva no próximo post... Até.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Luiza in Rio part III

My lovely niece came by today. She is very smart and tries to repeat every little thing we tell her (she's one year and seven months old). Too bad we don't get to see her that often... Her parents have already announced that they won't be here for Christmas, so either we go there or we stay here, missing our princess. That's life, what can we do?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

salvando o planeta...

Agora é lei: as malditas sacolinhas plásticas que poluem e matam milhares de animais marinhos estão com os dias contados. Ainda levará um tempo para nos acostumarmos com a necessidade de carregar nossas próprias sacolinhas de pano sempre que formos às compras. Eu mesma acabo esquecendo às vezes e infelizmente trago pra casa as ecologicamente incorretas plastic bags. Na foto, a minha amiga Clarisse, que tem ódio da internet... Foi mal, Ms. Claire, mas agora vc está bombando na Web! rs rs rs

terça-feira, 27 de julho de 2010

ansiedade virtual

A tecnologia veio mesmo para ficar. Inovações constantes, tudo fica obsoleto da noite para o dia e a gente "rebola" para acompanhar tudo isso. No meu caso, especificamente em relação à internet, o problema é bem mais delicado e pessoal. Sofro (e acredito que não sou a única) de uma espécie de ansiedade virtual. Se mando um e-mail e a pessoa não responde ou se coloco um post novo no blog e ninguém comenta sinto-me a última das criaturas! É horrível. Sabe rejeição? Pois é assim que a coisa me ataca. Durma-se com um barulho desses! Ainda mais agora que nem terapia faço mais!

sábado, 24 de julho de 2010

Carina

A minha linda amiga "inglesa" Carina me mandou um lindo postal de Londres, aproveitando que dia 29 de junho foi meu birthday.
Amiga: thanx a million, you're a doll!
Mil beijinhos.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

free at last!

Depois de passar horas corrigindo umas 200 provas e calculando as médias, além de lançar uma por uma nos respectivos diários de classe, finalmente consegui o tão sonhado recesso de julho! Duas semanas para curtir uma saudável distância da Linha Vermelha e da balbúrdia infanto-juvenil! Eu mereço! Fala sério!

terça-feira, 6 de julho de 2010

esquentando os tamborins...

A minha fofolete virá ao Rio no final de julho. E, tia-coruja que sou, resolvi postar mais uma fotinha dessa belezinha.
Enjoy.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Friendship

Esta semana completei mais uma primavera e o mais legal de tudo (além dos presentes, é claro!) foi receber o carinho dos amigos. Amigas que moram longe (Carina e Álika), amigas que moram mais perto (Kátia, Clarisse, Thaís, Patrícia, Susana, Letícia, Cleo, Fernanda, Fabiana) e Marília (que mora logo ali, em SP). Meu querido tio José Carlos, de Curitiba. Os meus queridos students da turma Cultura Express 2 também foram uns fofos: cartão virtual, bolo e cartão-presente da Livraria Saraiva. Thank you all very much! I love all of you! God bless u all!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Parabéns para mim!!!!

E para a minha amiga de infância Álika, pois hoje é nosso aniversário! Adoro fazer aniversário! Acho que vou comemorar durante vários dias... Como diria Katita, "vamos com tudo" UHU!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

um filmaço

Sábado fui ver "Desert Flower", filme sobre a história da modelo somali Waris Dirie. A trajetória dessa corajosa mulher que atravessou sozinha um deserto, aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado com um homem bem mais velho e que já tinha 3 esposas e acabou chegando em Londres, sem falar inglês até ser descoberta por um fotógrafo quando trabalhava como faxineira em uma lanchonete é muito emocionante. Se fosse apenas ficção, essa cinderela moderna já encantaria, mas em se tratando de uma biografia, tudo fica ainda mais envolvente. Waris tornou-se embaixadora da ONU em defesa das mulheres que são submetidas a uma prática monstruosa chamada "circuncisão feminina", vulgo mutilação genital feminina. Os antropólogos e sociólogos de plantão irão criticar a minha visão "etnocêntrica", argumentando que as tradições de um povo são intocáveis... Dane-se o politicamente correto. Se fosse com a filha deles, o que fariam? É preciso acabar com essa ideologia intelectualóide que posiciona um ritual como estando acima do bem e do mal. Somos todos filhos de Deus e, por isso mesmo, uma violência que vitima milhares de garotas todos os dias tem que ser denunciada e abolida. Como já dizia Jimmy Cliff: "we all are one". E tenho dito.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

em ritmo de copa part II - the sequel

Terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, que ficou no zero a zero com Portugal, mas por aqui a torcida é grande. Até o meu cachorrinho entrou na onda! Hexa na cabeça! E vamos com tudo!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

a mais importante refeição do dia...

Segunda-feira foi dia de BREAKFAST lá no curso. Como a unidade do livro falava de comida, mais especificamente de café-da-manhã (já não sei se é com hífen ou sem, depois da tal reforma ortográfica...), juntamos a fome com a vontade de comer e preparamos o nosso special breakfast. Foi delicious! Já sinto saudade da turma e também do curso. Hoje assinei a minha carta de demissão. Por causa do meu horário lá na escola, eu e minha gerente decidimos que seria melhor assim, já que eu não posso oferecer a disponibilidade de horário que eles desejam. Mas eu vou sempre estar around. Estou muito entusiasmada com a ideia de viajar com o programa deles e o país escolhido é o Canadá.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

em ritmo de copa do mundo...

Nunca torci tanto para a seleção do Brasil. Não é por patriotismo, não. O motivo é bem mais egoísta: em dias de jogo do Brasil não terei que ir à escola trabalhar! Oba! Que venha o Hexa!

domingo, 13 de junho de 2010

Ah! O amor!

Ontem fui ao cinema ver "Letters to Juliet". História fofinha, bem apropriada para o nosso dia dos namorados, 12 de junho. No filme, um jovem casal de noivos resolve ir à Itália. Ele, chef de cozinha, ela "fact checker" da revista The New Yorker, desembarcam em Verona, cidade imortalizada pela pena de Shakespeare na peça Romeu e Julieta, cada um com objetivos muito pessoais. Ele pretende fechar bons negócios para o restaurante que vai inaugurar em NY, ela tem sede de aventura e romance. De cara, vemos que o romance dos dois vai desandar... Ela descobre, no ponto turístico de Verona chamado Casa de Julieta, que milhares de mulheres apaixonadas depositam cartas no muro que sustenta a famosa sacada da obra do bardo. Segue uma jovem que recolhe as cartas e as coloca em uma cesta até o quartel-general das Secretárias de Julieta: mulheres que se reúnem para responder às cartas. Por falta de melhor comparação, pensei nos volutários que respondem às cartinhas que as crianças escrevem para Papai Noel. Pois bem, é aí que a estória ganha um colorido todo especial. A protagonista encontra um carta amarelada pelo tempo, escrita há 50 anos, esquecida dentro dos tijolos do grande muro. Resolve escrever e bingo! A senhora inglesa, vivida pela sensacional Vanessa Redgrave, vai até Verona tentar reencontrar o seu grande amor da juventude. O mais bacana de tudo é que o casal de atores que tem uma nova chance no amor é vivido por duas pessoas que realmente passaram por essa mesma experiência!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

loucuras no deserto

A boa notícia para os fãs de uma das melhores séries de todos os tempos, Sex and the City, é a chegada do seu segundo filme. Desta vez, o foco é nas relações duradouras das personagens quarentonas e da cinquentona na menopausa Samantha Jones. Convidadas por um Sheik árabe, interessado em Samantha profissionalmente, as quatro amigas fashionistas embarcam numa aventura nas areias escaldantes dos Emirados Árabes (o filme foi, na verdade, gravado nos Marrocos por alguma questão de censura). Carrie resolve aproveitar a distância para avaliar seu casamento de 2 anos com Mr.Big. Charlotte tira férias do papel de full-time mom e consulta as amigas sobre a sua insegurança em relação à babá gostosa que cuida das suas filhas. Miranda decide reservar mais tempo para a família e deixa a sua ambição em segundo plano e Samantha... Continua a mesma. Sempre em busca da próxima estripulia sexual, ainda que isto signifique uma tremenda roubada num país de tradições muçulmanas. Em resumo, o filme é um must!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nem tudo está perdido...

Sabe aqueles momentos em que conseguimos respirar aliviados e ainda manter acesa a chama da esperança na humanidade? Aconteceu comigo. Explico: uma aluna minha, do colégio público onde leciono me disse que seu sonho é estudar em Yale, uma das universidades de maior prestígio nos EUA. Figura entre as grandes, como Harvard, fazendo parte do que eles chamam de Ivy League, uma espécie de "dream team" das universidades americanas. Pois bem, a (grata) surpresa não terminou aí. Adivinha só o que a guria pretende cursar? Literatura! Fiquei muito feliz. As my mom always says, "expect the unexpected"!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Jane Austen e os zumbis

Já tinha lido resenhas em revistas sobre a nova onda na literatura de língua inglesa: a reescritura de grandes clássicos com acréscimos nada singelos (zumbis, monstros marinhos, cyborgs, etc). Então, outro dia, ao passear por minha livraria favorita, deparei-me com um exemplar desses. Era da série Jane Austen and Zombies. Chama-se "Dawn of the Dreadfuls". Tem sido uma deliciosa aventura, dessas em que não temos vontade de parar de ler. Acho que vou adquirir os outros também. Ideia genial essa de "apimentar" os clássicos.

domingo, 9 de maio de 2010

gentileza gera gentileza

Aproveitando a deixa da minha amiga Carina, venho aqui desabafar a minha decepção com pessoas mal-educadas. Sim, o nosso dia a dia está cheio de exemplos de pessoas rudes, que se comportam como se os outros fossem meros objetos de decoração. Recentemente, fiquei muito desapontada com a atitude de uma pessoa de quem esperava mais. É, esse foi o erro fatal: criar expectativas! Foi assim: dei aulas para esse indivíduo durante mais de dois anos (aulas individuais, ou seja, achei que éramos amigos - santa ingenuidade) e, quando precisei passar o aluno adiante devido aos meus novos horários, escrevi uma simpática cartinha de despedida. Dá para acreditar que ele nunca me respondeu? Seriously, o mundo às vezes é um local muito hostil para as almas sensíveis. Mas, parodiando Gloria Gaynor, I will survive!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

back to life, back to reality

Quem disse que ser funcionário público é moleza? Bem, pelo menos no magistério essa ideia é totalmente errônea. Nunca trabalhei tanto nem me estressei dessa forma em tão curto espaço de tempo. Lidar com turmas com mais de 30 adolescentes é um desafio e tanto. Espero que, little by little, I'll get the hang of it. Let's keep our fingers crossed!

sábado, 24 de abril de 2010

Amo muito tudo isso!

Dia de São Jorge, feriado aqui no RJ, escola fechada... Nada melhor que ir na Casa Ronald matar as saudades do meu plantão legal. Desde que comecei no meu novo emprego, tive de mudar de plantão, só que não consegui conciliar tudo e acho que terei que pedir uma licença de lá. Em junho completo 4 anos como voluntária e, sem sombra de dúvida, a experiência me mudou bastante como pessoa. Hoje, quando me pego reclamando da vida pelos mais variados motivos (que acabo vendo como fúteis, in the end) lembro do sofrimento e da garra das crianças e adolescentes que passam pela Casa, durante o seu tratamento de câncer. Aí, envergonhada, agradeço a Deus pela minha saúde perfeita e pela chance de poder servir ao próximo. Se Deus quiser, estarei muito em breve de volta ao meu plantão, de volta para o meu "aconchego". Um beijo bem grande em todos os voluntários da Casa que o amor construiu.
P.S. não sei porque saí com essa careta, mas, tudo bem!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Feng Shui

Aproveitando os feriados, resolvi começar algo que havia muito estava protelando: arrumar o meu quarto. Ainda tenho muito a fazer neste estranho local que uso para dormir! Mas, o que é engraçado é que a gente acaba encontrando objetos de grande valor sentimental que nem sabíamos onde tínhamos guardado. Um deles foi a foto de meu filho de quatro patas quando ainda era um bebezão. Ele não é lindo?

terça-feira, 20 de abril de 2010

cães, de novo!

Como todos os que me conhecem sabem, sou louca por cachorros. Adoro o universo canino e também me divirto com a literatura sobre eles. Desde livros que ensinam como cuidar e treinar o seu melhor amigo até as comoventes estórias de cães. A mais famosa, é claro é a de Marley, que acabou tendo uma versão cinematográfica com Jennifer Aniston no papel de sua dona. Comprei, meio sem querer, mais um daqueles livros que exaltam o cão na capa e que abusam do "sex appeal" do cachorrinho em questão para criar uma capa linda, fofa e cativante. É o caso de "O mundo de Wally". Adorei ler cada parágrafo. A autora, Marsha Boulton consegue trazer o leitor para dentro da sua fazenda, onde Wally se diverte/divertindo os outros. Ele compartilha dos momentos difíceis na vida do casal que o cria. É um filho muito querido, que, infelizmente, vive muito menos do que gostaríamos. Graças a Deus, ao contrário do romance sobre Marley, a morte de Wally só acontece nas duas ou três últimas páginas, tornando aquela dorzinha no coração do leitor um pouco mais suportável.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chico é pop

Muito aguardado por toda a comunidade espírita brasileira, o filme sobre o mais famoso médium de todos os tempos, Chico Xavier, finalmente chegou às telonas. Fui ver e gostei muito. Aliás, é um ótimo filme para todos, independentemente de seu credo ou religião. Afinal, trata-se da biografia do médium, que viveu quase 100 anos, não é uma apologia do Espiritismo. É claro que os espíritas ficaram exultantes com o magnífico trabalho do elenco e da direção. Nelson Xavier, nosso inesquecível Lampião, está perfeito no papel, o que pode ser comprovado quando, ao subirem os créditos finais, vemos trechos de uma entrevista com o próprio Chico. Altamente recomendável.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Arte de Correr na Chuva

Acabo de ler um romance que recomendo a todos, especialmente aos que são apaixonados por cães. O título é literalmente traduzido do original em inglês "The art of racing in the rain". A estória é narrada por Enzo, um cão apaixonado por seu dono e por corridas de carros. O título da obra remete ao talento de Ayrton Senna e traz, evidentemente, uma relação filosófica de como encarar os desafios da vida. Enzo, viciado em televisão, assistiu a um documentário que afirmava que os cães que já aprenderam tudo o que deveriam, voltam em outra vida como seres humanos. Quem convive com cães sabe que, muitas vezes eles só faltam falar. Ao envelhecer, o cão-narrador se consola com essa ideia fixa: a de que virá como ser humano em sua próxima vida na Terra. Será que a teoria de Enzo é verdade? Food for thought.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cidade calamitosa

Aconteceu de novo: choveu, e muito no Rio de Janeiro. As consequências? As de sempre: alagamentos, deslizamentos, mortos e feridos. Até o momento, as agências de notícias registram aproximadamente 100 mortos e dezenas de desaparecidos. De manhã, bem cedo, saí de casa para trabalhar. Meu sufoco começou ainda no meu próprio bairro: a rua principal tranformara-se num enorme rio, com direito a ondas lamacentas. Consegui pegar o meu ônibus e, mais adiante, mais transtornos. O ônibus não conseguiu atravessar uma das ruas e teve de dar ré e seguir por um caminho alternativo. Molhada, enlameada e atrasada, cheguei ao meu destino e lá descobri que o meu aluno não iria pois estava ilhado em casa. Voltei para casa. Aí que realmente surgiram os problemas. Peguei o ônibus. Na altura do bairro da Glória, o motorista resolve parar, com medo da piscina que se formara logo adiante. A confusão estava armada. Antes que resolvessem partir para a violência, desci e tentei o metrô. Ao chegar à plataforma, ouvi a mensagem que dizia: "devido às fortes chuvas no Rio, trens, metrô e ônibus estão temporariamente suspensos". Antes que eu começasse a entrar em pânico, chegou um trem que me deixou na estação do Largo do Machado. E agora? Não passava nenhum ônibus e os dois táxis que avistei passaram direto. A solução foi ir andando. Andei os 3 KM até em casa atravessando o mar de lama e lixo que cobria as ruas do meu bairro. Eu tive sorte: não caí em buraco, não pisei em fios desencapados e (espero) não fui contaminada pela água. Escolas fecharam e muitas lojas nem abriram hoje. A previsão da meteorologia é de mais chuva nos próximos dias. São Pedro, tenha dó!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

frustrated Easter

Passei a Páscoa na casa do meu irmão. Era também aniversário dele. Fui com papi. Levamos presentes e uma mala cheia de boas intenções. Voltei pra casa frustrada e sem nenhum chocolate na bagagem. De longe, a Páscoa mais decepcionante de todas. Moral da história: se você quer ganhar chocolates, vá a uma loja e compre! Foi o que fiz hoje: passei na Kopenhagen e comprei uma caixinha de chocolates crocantes.

domingo, 28 de março de 2010

Katita

Ontem foi aniversário de uma grande amiga minha, Kátia. Nos conhecemos há mais de 10 anos, nem sempre podemos nos encontrar, mas a amizade sempre se manteve sólida. Sabe aquela pessoa que sempre vibra com as nossas vitórias e sempre tem uma palavra consoladora e certeira nas horas ruins? Pois é assim que ela é. Parabéns, Katita. I love you.

domingo, 21 de março de 2010

Um sonho possível

Ontem vi, finalmente, o filme que deu o Oscar à Sandra Bullock. No original, chama-se "The blind side", uma referência às técnicas e estratégias do futebol americano. Baseado em fatos reais, o filme mostra como alguém que estaria fadado à desgraça pode ser salvo pela compaixão alheia. A personagem de Sandra é uma mulher rica que, um belo dia percebe que o novo "coleguinha" (um rapaz afro-americano muito alto e forte) dos filhos não tem onde dormir em uma noite gélida. Acolhe-o em sua casa e, a partir daí, ele passa a ser um novo membro do clã. Apoiado, o rapaz consegue superar suas dificuldades de aprendizado e é aceito em uma universidade com bolsa de atleta. Acaba virando uma estrela do futebol americano. Quantos jovens que vemos pelas metrópoles largados, maltrapilhos, cheirando cola, não poderiam ser alguém caso fossem acolhidos, educados e estimulados? Food for thought.

Comer, rezar, amar

Acabo de ler um best-seller maravilhoso, chamado (no original) "Eat, pray, love - one woman's search for everything across Italy, India and Indonesia". Trata-se da história de uma mulher recém-divorciada que resolve tirar um "ano sabático" viajando pelo mundo. Escolhe passar 4 meses em três lugares diferentes: Itália (onde se entrega ao prazer da boa mesa e aprimora a fluência no idioma), Índia (onde se isola num templo e passa seus dias meditando e comendo comida vegetariana) e, finalmente, Indonésia (onde busca o equilíbrio entre o prazer mundano e a ponte com o divino). A autora, Elizabeth Gilbert, é jornalista, o que torna o seu relato muito gostoso de ler, parece que estamos na varanda da casa dela ouvindo-a narrar suas desventuras. Recomendo. Mesmo.
P.S. Ao procurar a foto da capa do livro, descobri que ele será transformado em filme, estrelado por Julia Roberts. A conferir.

sábado, 13 de março de 2010

on cloud nine

Demorou, mas aconteceu! Finalmente realizei um grande desejo meu: virei funcionária pública federal! Estabilidade, aposentadoria integral, plano de carreira! E uma coisa fantástica que decorrerá disso tudo: as chances de negarem meu visto de turista serão praticamente nulas! Não é que este Ano do Tigre (meu signo no horóscopo chinês) está me saindo melhor que a encomenda?

segunda-feira, 8 de março de 2010

janelas da alma

Não é porque o filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, não. De qualquer forma, eu iria comentar sobre ele aqui. "O segredo dos seus olhos" é um filme imperdível. Para quem já havia assistido a "O filho da Noiva", de uma sensibilidade ímpar, somado ao fato de o protagonista também ser vivido pelo ótimo Ricardo Darín, a conferida no cinema tornava-se obrigatória. Vi no mesmo dia em que, mais tarde (de madrugada, para ser mais exata) ele seria premiado com a famosa estatueta. Intrigado com um caso de assassinato mal-resolvido, o personagem de Darín embarca numa viagem ao passado, confrontando os conceitos de justiça, verdade e o binômio certo/errado. Seu passeio no tempo acaba por trazer à tona seu grande amor platônico. Mistura de aventura, suspense, ação e pitadas certeiras de humor, esta co-produção argentina-espanhola é uma receita para uma grande sessão de cinema. Don't miss it!

sábado, 6 de março de 2010

home sweet home

Depois de uma semana árdua, em que trabalhei até no sábado, tentarei seguir o meu amado cachorro. Só não sei se conseguirei relaxar tanto quanto ele!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Feliz aniversário?

Dia 1º de março foi aniversário da fundação da cidade do Rio de Janeiro: 445 anos. Houve uma grande comemoração com direito a shows na Cidade de Deus (comunidade carente celebrizada mundialmente pelo filme que leva seu nome). Recentemente, foi "pacificada" através da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), uma excelente iniciativa do governo estadual para levar dignidade às pessoas de bem que precisam conviver diariamente com a triste realidade do tráfico de drogas dentro da sua comunidade. Dia 2: traficantes incendeiam ônibus em represália à prisão de um indivíduo pego com grandes quantidades de crack. Resultado: 13 feridos, 6 gravemente. Uma das vítimas teve mais de 50% de seu corpo queimado.
Comemorar o quê? Que triste aniversário. Até quando a Cidade Maravilhosa será capaz de manter seu epíteto? A pergunta não quer calar...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

complicado?

Cinéfilos de plantão: fui ver o novo filme com a Meryl Streep. Em português chama-se "Simplesmente complicado" ("It's complicated", no original) e conta com Alec Baldwin e Steve Martin no elenco. Basicamente, o filme fala dos sentimentos que ficam esquecidos num cantinho empoeirado do coração, confirmando aquela teoria de que nunca deixamos de amar ninguém, apenas aprendemos a conviver com a ausência da pessoa. Jane e Jack são divorciados há dez anos, ele casado com uma mulher na faixa etária de sua filha mais velha, ambos mantendo uma amizade bem civilizada por amor aos três filhos. É na festa de graduação do filho do meio que eles bebem além da conta e terminam a noite no mesmo quarto. O filme seria bonitinho e tipicamente inócuo, tipo uma sessãozinha da tarde, só que ele tem um grave defeito: Meryl Streep é grande demais para um papel tão bobinho. Acho que ela está naquela fase em que não precisa provar mais nada pra ninguém e aí passa a trabalhar "just for fun". Depois da minha decepção com o "Julie & Julia" (ou é o contrário? whatever!) parece que é "downhill" mesmo para essa grande estrela das telonas. Uma pena. Mesmo.

love is in the air?

Pois, é. Desisto. Vou mesmo me dedicar a uma vida contemplativa. Acabo de remover o meu perfil de um site de namoro virtual. Tudo começou mais por mera curiosidade (até porque eu já cruzei essa fronteira virtual/real mais de uma vez). Visitei o site, me inscrevi gratuitamente, relutei a principío em colocar uma foto e lá fui eu. Comecei a ver que o "gratuito" tinha um preço: eu não podia fazer praticamente nada no site. Era como se eu pudesse entrar em uma loja de roupas e estivesse proibida de experimentar qualquer peça, menos ainda cogitar comprá-la. Resignei-me, então: paguei um mês para ver se obtinha sorte. E, como quem tá na chuva é pra se molhar, coloquei uma foto no perfil. Recebi muitos e-mails. Nenhum de gente interessante. Os poucos carinhas que pareciam ser atraentes especificavam nos perfis que não queriam namorar ninguém de outra cidade ou estado (nenhum desses gatinhos em potencial eram do RJ, obviamente). Ontem, finalmente, resolvi cancelar a minha conta por lá. É pena que eu não seja católica, porque o convento seria uma bela alternativa agora!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bumbum bati cum dum pru gurudum

Pois é. O carnaval acabou. Graças a Deus! Não dava mais para aguentar as frequentes batucadas (quem mora na zona sul do Rio de Janeiro sabe bem do que estou falando), trânsito interrompido ou tumultuado e o pior de tudo: a sujeira e o fedor de urina que se apoderaram da Cidade Maravilhosa!
Acho divertido saber os nomes de alguns blocos: "Xupa mas não baba", "Concentra mas não sai", "Cachorro cansado", "Vem ni mim que eu sou facinha" e, o mais engraçado (na minha opinião), "Que merda é essa?". Agora, finalmente, o país vai começar o ano propriamente dito (mas já de olho no calendário, que promete outro feriadão logo no início de abril e, para os cariocas, uma bela "enforcada" nos dias 21, 22 e 23 de abril; respectivamente: Tiradentes, falta de vergonha na cara, e São Jorge.
Podemos nos preparar para o feriado mais saboroso do ano: a Páscoa. Aliás, a Loja Americana já começou a vender ovos de Páscoa! Saudades de lá, Carina? rs rs rs
Beijos com serpentinas e confettis (de chocolate, de preferência!).

domingo, 21 de fevereiro de 2010

em ritmo de Oscar

Bem, como todos os que me conhecem sabem, sou cinéfila assumida. Os filmes que vi recentemente foram Precious e An Education, ambos com indicações ao Oscar. O motivo que me levou às salas de cinema, no entanto, não estão diretamente relacionados com o fato de serem filmes "oscarizáveis". Meu interesse pelo filme Precious - que teve Oprah Winfrey como uma das produtoras - foi suscitado pela sua sinopse e pela viagem aos meus temas de estudo na pós-graduação: negritude, feminismo, misoginia, racismo, etc. Impossível não relacionarmos a trágica história de Precious com a emocionante trajetória de Celie, protagonista da obra-prima de Alice Walker A Cor Púrpura (que conta com uma versão cinematográfica que revelou e "oscarizou" Whoopi Goldberg e com a ainda gordinha e não tão famosa na época, Oprah). Um filme que toca o espectador e que, por isso mesmo, nunca será exibido em uma sessão da tarde da vida...
No sábado, fui ver (de graça, oba!, uma das vantagens de ser professora!) An Education. Muito aclamado pela crítica, realmente dá conta do recado. Não é pretensioso, não é enfadonho, mas não chega a ser brilhante. Um bom filme.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Luiza in Rio 2 - the sequel

Pois é. A minha fofurinha cá esteve no Natal e nos brindou com seu largo sorriso. Não é porque ela é minha sobrinha, não, mas ela é encantadora! Saudades, Baga! Beijos da Tia Guita.