Quem sou eu

Minha foto
I teach English for a living. Fui bailarina clássica no século passado. Acho que fui escritora em outras vidas... Enjoy my blog!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

um filmaço

Sábado fui ver "Desert Flower", filme sobre a história da modelo somali Waris Dirie. A trajetória dessa corajosa mulher que atravessou sozinha um deserto, aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado com um homem bem mais velho e que já tinha 3 esposas e acabou chegando em Londres, sem falar inglês até ser descoberta por um fotógrafo quando trabalhava como faxineira em uma lanchonete é muito emocionante. Se fosse apenas ficção, essa cinderela moderna já encantaria, mas em se tratando de uma biografia, tudo fica ainda mais envolvente. Waris tornou-se embaixadora da ONU em defesa das mulheres que são submetidas a uma prática monstruosa chamada "circuncisão feminina", vulgo mutilação genital feminina. Os antropólogos e sociólogos de plantão irão criticar a minha visão "etnocêntrica", argumentando que as tradições de um povo são intocáveis... Dane-se o politicamente correto. Se fosse com a filha deles, o que fariam? É preciso acabar com essa ideologia intelectualóide que posiciona um ritual como estando acima do bem e do mal. Somos todos filhos de Deus e, por isso mesmo, uma violência que vitima milhares de garotas todos os dias tem que ser denunciada e abolida. Como já dizia Jimmy Cliff: "we all are one". E tenho dito.

2 comentários:

  1. Concordo, Helô! Muitas mulheres morrem, sofrem de dores abdominais e genitais horríveis e adquirem sequelas irreversíveis, como infertilidade, por exemplo, por causa dessa prática intolerável. Há de existir uma lei que proíba tal prática. Muitos países africanos já não realizam mais, mas, infelizmente, alguns continuam acreditando que a circuncisão é importante para manter "a decência feminina"...

    ResponderExcluir
  2. É Thaís, os humanos são tão complexos! Ainda tenho a esperança de que um dia sejamos realmente irmãos e o respeito ao outro (seu corpo, sua mente, sua alma) seja tão natural como respirar!
    Beijos.
    Miss u.

    ResponderExcluir