Quem sou eu

Minha foto
I teach English for a living. Fui bailarina clássica no século passado. Acho que fui escritora em outras vidas... Enjoy my blog!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O palhaço

Fui, finalmente, conferir o mais novo longa de Selton Mello, "O palhaço". É um filme com matizes poéticos e filosóficos. Selton, como sempre, vale o ingresso. O filme narra a história de um grupo de saltimbancos liderados pela dupla de palhaços (pai e filho) Puro Sangue e Pangaré, lindamente vividos por Paulo José e Selton Mello. Em crise de identidade, ironicamente hiperbolizada pela ausência do documento propriamente dito, Benjamin segue a rotina de armar e desarmar o circo cada dia em uma cidade diferente e vai ficando cada vez mais melancólico. Numa cena singela, o personagem desabafa: "faço todo o mundo rir, mas quem é que vai me fazer rir?"
O filme não suscita gargalhadas, mas nos leva a um questionamento sobre a vida, a carreira e a coragem de seguir os nossos sonhos. A maior sacada da história é mostrar que, às vezes, precisamos nos distanciar da nossa vida para observá-la de longe e aí sim, nos reapossarmos dela com sincera convicção.

4 comentários:

  1. Q lindo, Helô! Nossa, fiquei emocionada imaginando toda essa sensibilidade q vc descreveu e com muita vontade de assistir:)
    Ah, hiperbolizada foi superb!rs
    Espero q vc esteja bem, amiga. V se me escreve;)
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comment, minha linda! Fiquei te devendo um e-mail, né não? Vou te responder ASAP, ok? Espero que você tb esteja bem nessa London tão foggy! bjs

    ResponderExcluir
  3. Que resenha sensível...
    Faltou dizer que o Moacyr Franco quebra a melancolia e nos faz chorar de rir... (ao menos eu chorei...)
    Um beijo,
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo nos comentários. Como artista devidamente em crise... fui absolutamente tomada pelo filme. Acaba sendo uma grande homenagem a todo artista, sobretudo aos palhaços, inseridos em pequenas e marcantes aparições de diversos humoristas de grande valor!

    ResponderExcluir