Quem sou eu

Minha foto
I teach English for a living. Fui bailarina clássica no século passado. Acho que fui escritora em outras vidas... Enjoy my blog!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

em ritmo de Oscar

Bem, como todos os que me conhecem sabem, sou cinéfila assumida. Os filmes que vi recentemente foram Precious e An Education, ambos com indicações ao Oscar. O motivo que me levou às salas de cinema, no entanto, não estão diretamente relacionados com o fato de serem filmes "oscarizáveis". Meu interesse pelo filme Precious - que teve Oprah Winfrey como uma das produtoras - foi suscitado pela sua sinopse e pela viagem aos meus temas de estudo na pós-graduação: negritude, feminismo, misoginia, racismo, etc. Impossível não relacionarmos a trágica história de Precious com a emocionante trajetória de Celie, protagonista da obra-prima de Alice Walker A Cor Púrpura (que conta com uma versão cinematográfica que revelou e "oscarizou" Whoopi Goldberg e com a ainda gordinha e não tão famosa na época, Oprah). Um filme que toca o espectador e que, por isso mesmo, nunca será exibido em uma sessão da tarde da vida...
No sábado, fui ver (de graça, oba!, uma das vantagens de ser professora!) An Education. Muito aclamado pela crítica, realmente dá conta do recado. Não é pretensioso, não é enfadonho, mas não chega a ser brilhante. Um bom filme.

3 comentários:

  1. Pois é, quem sabe escrever, escreve! Quem não sabe, enrola!rs Oh, amiga, qto talento!
    Bem, ainda não vi nenhum dos dois, mas estou bem curiosa. Domingo rolou uma premiação aqui em Londres onde a atriz do An Education ganhou prêmio, mas confesso estar mais curiosa para conhecer a Precious.
    Have a nice day sweetie!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio, amiga! Se puder, vá ver Precious, é muito tocante.
    beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oii, assisti ontem. Ufa, pra lá de tocante, eta lelê!
    Pois é, amiga, um filme q faz a gente descobrir q ñ tem problems, nenhum.
    Gostei muito, principalmente porque rolam aquelas quebradas brilhantes (qdo ela é superstar)no tom heavy da coisa. Nossa, uma dose cavalar de realidade cavala. Speechless.
    Bjs

    ResponderExcluir